HBLEM promove treinamento para profissionais de saúde sobre o Covid-19.

Quando uma unidade de saúde recebe um paciente, a principal missão é o restabelecimento da saúde e que ele não sofra nenhum dano durante o processo de cuidado na unidade hospitalar, mas o próprio paciente, acompanhante ou familiar também podem adotar medidas simples para reduzir riscos.

No Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, profissionais da equipe da Educação Permanente e CCIH continuam promovendo ações para os profissionais de saúde para atuação nos casos suspeitos de infecção pelo novo COVID19. E essas ações estão relacionadas principalmente com a higienização das mãos, com água e sabão ou fazendo uso do álcool gel a 70% no ambiente hospitalar.

A responsável técnica de Enfermagem Patricia Cafezeiro, junto com a CCIH, SESMT, Educação Permanente e demais coordenações lembram que o momento é de intensificar os treinamentos e continuar atentos a segurança dos funcionários e dos pacientes/acompanhantes. Vale salientar que as ações voltadas para a segurança do paciente e da equipe multidisciplinar evitam que os riscos e perigos inerentes à complexidade dos serviços de saúde atinjam o paciente, cause algum dano ou agrave seu estado de saúde ou doença. Nossas atividades aqui no hospital relacionam-se com o bem-estar do funcionário e do paciente. Além de evitar que o paciente sofra algum dano; nossas ações tem o potencial de prevenir, e acima de tudo, proteger pacientes e trabalhadores.

As atividades desenvolvidas no treinamento envolvem lavagem das mãos, uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI), bem como a paramentação e desparamentação, além do procedimento correto no descarte técnico do EPI. A intenção das atividades é proteger tanto a equipe multidisciplinar, quanto todos que tem acesso ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

O diretor presidente Roberto Gama Pacheco Junior, juntamente com os demais, destaca a importância dos funcionários estarem treinados. “Já existe uma rotina de capacitações e treinamentos com todas as equipes do hospital, estamos apenas intensificando para que todos trabalhem em segurança e protejam os usuários do SUS”, relatou. Além disso o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães está mantendo a higienização de toda estrutura física, serviço este que contribui para o combate ao COVID19.