CCIH, NEPS e NSP do HBLEM promovem campanha para melhoria da higiene das mãos.

O dia 15 de maio de 2019 foi instituído como o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar pela lei nº 11.723, de 23 de junho de 2008.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem realizando um intenso trabalho para a melhoria da higiene das mãos nos serviços de saúde de todo o mundo. Para isso, elaborou a estratégia multimodal da melhoria da higiene das mãos, que engloba os seguintes pontos:

• Mudança de sistema, envolvendo a disponibilização da preparação alcoólica no ponto de assistência, além de pia/lavatório e sabonete antisséptico liquido e água;

• Capacitação dos profissionais para os cinco momentos de higienização das mãos;

• Estabelecimento de um clima de segurança para o paciente, com apoio da direção e lideres dos serviços de saúde.

Neste dia 15 de maio, houve uma mobilização proposta pela CCIH, Núcleo de Educação Permanente e o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, envolvendo todos as equipes multidisciplinares, acompanhantes e visitantes, abordando a importância da higienização das mãos para o controle das infecções hospitalares.

Contamos com a parceria dos alunos das Faculdades FTC e UNIME que apoiaram o evento, que teve como tema "Cuidado seguro para todos está em suas mãos!"