Hospital de Base reativa serviços para melhorar atendimento aos paciente do SUS.

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães - HBLEM - implantou um novo serviço e reativou outros que farão diferença a centenas de pacientes atendidos diariamente naquela unidade. Tratam-se da regulação que foi implantada e os serviços de anestesiologia e de recepção ambulatorial que já estão em pleno funcionamento. O serviço de anestesiologia visa melhorar a segurança na assistência ao paciente que necessita de intervenção cirúrgica de urgência, emergência ou eletiva.

O anúncio da implantação do setor de regulação no hospital, foi dado na manhã desta quarta-feira pela diretora da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna – FASI, Márcia Rodrigues. A nova unidade permitirá maior agilidade e economia de tempo e de dinheiro aos pacientes que não precisam mais se deslocar até a Central de Regulação para solicitar o visto de pedido de exames e outros procedimentos.

Sobre o serviço de anestesiologia, o coordenador do serviço, o médico Jilvan Silveira, informou que haverá maior segurança para o paciente recém-operado, caso haja algum problema, como uma dor de cabeça, por exemplo. “Com isso, ele terá ampla assistência e uma recuperação melhor e mais rápida”. Antes de ser desativado o serviço contava com quatro profissionais, com a reativação, o número dobrou. “Hoje contamos com oito profissionais qualificados e titulados pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia”, explicou o profissional.

Já a recepção ambulatorial que estava desativada deste a gestão anterior, além de ampliar de 450 para 1.600 pacientes atendidos por mês, permitirá uma assistência integral dos serviços médicos oferecidos pelo hospital, a exemplo de consultas e cirurgias gerais tais como de angiologia, bucomaxilar e ortopedia, procedimentos de enfermagem como curativos dentre outros.

“Os serviços médicos do HBLEM se tornam, a cada dia que passa, mais completos e humanizados. Aumentamos ainda mais a segurança e a qualidade do atendimento e, com isso, o número de pacientes que buscam os serviços disponíveis no hospital também foi ampliado”, informou a responsável pelo serviço, a enfermeira Fabiana Souza.

Texto: Rosi Barreto

Fotos: Waldir Gomes