Hospital de Base terá programa de controle e eficiência do gasto público.

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães trabalha no sentido de implantar o Programa de Controle e Eficiência do Gasto Público “Mais com Menos”. O objetivo é aumentar a eficiência do gasto público, preservando a qualidade da prestação dos serviços para a população, conforme explicou o diretor administrativo e financeiro, Jorge Ribeiro.
O programa visa reduzir os gastos e desperdícios no serviço público gerando economias e aumentando a produtividade do hospital. Ele considera que a gestão eficiente do gasto público contribui de modo decisivo para o combate ao déficit financeiro do setor.

“A crise é generalizada e afetou todos os órgãos públicos. Os municípios e as prefeituras enfrentam momentos difíceis e os gestores precisam ser criativos para enxugar o máximo os gastos públicos”, reforçou.

O diretor diz ainda que o programa tem outras diretrizes como o controle, a ética, a transparência e a eficiência e abrange todos os setores do hospital, “o que se justifica pela importância no uso dos recursos públicos”.
Ele enfatiza que com a ajuda de todos os coordenadores e funcionários o hospital pretende estabelecer um novo modelo de gestão pública, utilizando uma metodologia chamada de Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD), com a criação de indicadores para as principais despesas, maior controle e acompanhamento.

Os resultados a serem alcançados serão divulgados mês a mês e as economias geradas serão reinvestidas parte na estrutura do hospital e a outra parte nos servidores, conforme assegurou o diretor.

Texto: Rosi Barreto.

Foto: Acervo HBLEM.