Hospital de Base recebe novos equipamentos.

Os dois novos equipamentos que vão garantir segurança e agilidade tanto para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para a equipe médica da unidade, já estão sendo usados desde o início da semana. Trata-se de uma mesa cirúrgica ortopédica e uma usina de vácuo.

Elas custaram R$ 163 mil e permitem conforto ao paciente em todos os procedimentos cirúrgicos clínicos e ortopédicos, cirurgia de braço e antebraço, tração nos membros superiores e inferiores, com sistema de corrediças que permitem reduções de fraturas.

O diretor clínico Gilvan Silveira explica que no mesmo local desses aparelhos funcionam também os arcos cirúrgicos, equipamentos de raios-x no qual é possível produzir imagens em tempo real, através de geração de imagens digitais.

A mesa cirúrgica e a usina a vácuo permitem ainda reduzir o tempo de cirurgia de cinco para duas horas, o que representa um grande avanço na recomposição de equipamentos médicos nos últimos meses, segundo o diretor, que é anestesista.

A diretora da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna - FASI, Márcia Rodrigues, explica que, antes da implantação da mesa cirúrgica e da usina a vácuo, os pacientes que necessitavam de cirurgias ortopédicas, a exemplo de cirurgia de colo de fêmur, eram encaminhados para Salvador.

Além dos riscos gerados pela distância, transtorno e desconforto da viagem, Márcia diz que os custos financeiros também eram altos. A diretora diz que o Hospital de Base avançou também na melhoria da residência médica em cirurgia geral, com a chegada de novos preceptores.

“Eles permitem a orientação, acompanhamento e desenvolvimento dos médicos residentes em suas especialidades dentro do hospital”, diz, acrescentando que existe um projeto de implantação de uma residência de clínica geral. A notícia é aprovada pelo diretor clínico. “Um hospital que tem formação médica não deixa de ser uma importante instituição de ensino, que resultará numa maior atenção aos pacientes”, diz Gilvan Silveira.