SETEMBRO VERDE: CAMPANHA INCENTIVA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, através da Organização de Procura de Órgãos (OPO), realizou na última sexta-feira, dia 1º de Setembro, o lançamento da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

A campanha Setembro Verde acontece em todo o Brasil desde 2015, através da iniciativa da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, visando sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância desse gesto de cidadania e solidariedade que é a doação. É preciso chamar a atenção da sociedade brasileira que a doação de órgãos salva muitas vidas!

A doação de órgãos e tecidos é um ato voluntário, desinteressado e solidário, mais que um gesto de amor significa uma nova chance de vida para centenas de pessoas que aguardam por um transplante na lista de espera.

Para quem deseja ser um doador é preciso informar a família! É ela quem dá o consentimento para a retirada dos órgãos e/ou tecidos após a constatação do óbito.

Atualmente, vem crescendo o número de doações na nossa região, porém ainda não atende à demanda. Na Bahia, aproximadamente 3000 pessoas aguardam pela oportunidade de receber um órgão ou tecido, sendo que desse total, mais de 1000 esperam por um transplante de córneas, 69 de fígado, 1012 de rim.

Durante o ano de 2016 foram realizadas em nossa região 101 captações de córneas e 01 doação de múltiplos órgãos. Em 2017, até o momento foram realizadas 78 captações de córneas.

Portanto, percebe-se, que ainda há muito que avançar para conseguirmos zerar essa lista de espera por transplantes. A situação atual demonstra a necessidade da conscientização da sociedade sobre a sua responsabilidade para que o processo doação/transplantes alcance de forma satisfatória o resultado almejado.