Hospital de Base promove atividade para marcar Dia do Doador de Sangue.

Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães reforçou, na manhã desta sexta-feira (24), a importância da doação de sangue pelos voluntários e antecipou a programação para marcar o Dia Nacional do Doador, comemorado anualmente no dia 25 de novembro. Diretores, funcionários e convidados assistiram por meio de vídeo, um documentário mostrando o que a doação de sangue pode fazer numa unidade hospitalar e como se tornar um doador. Um teatro de boneco também ajudou a compreensão sobre a importância de ser um voluntario doador.

“Doar sangue é muito mais do que um simples gesto, é um ato consciente e de solidariedade humana, que salva vidas todos os dias, por meio das transfusões de sangue”, destaca a presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, Márcia Rodrigues.

Ela explica que a data instituída em novembro reforça a importância da doação de sangue e chama a atenção sobre a responsabilidade que a população tem de abastecer os estoques de sangue, o mesmo que salva centenas de vidas diariamente. “É um dia importante no calendário oficial de comemoração porque desperta a tenção e ao mesmo tempo convoca as pessoas a se tornarem doadoras, não apenas nessa data, mas durante todo o ano, só assim podemos manter o estoque do Banco de Sangue funcionando normalmente”.

A diretora informou ainda que o Hospital de Base mantém uma agência para captação e transfunde cerca de 400 bolsas de sangue mensalmente para os pacientes. “O número ainda é considerado baixo, mas não temos medido esforços para sensibilizar nossos profissionais e visitantes a se tornarem um doador”. Ela lembra que esta é a missão de uma unidade hospitalar e também uma das principais preocupações do prefeito Fernando Gomes.

Um dos mais experientes captadores de sangue e ex-coordenador do Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna, Rosildo Ribeiro,  diz perceber a dedicação e o esforço dos funcionários do Hospital de Base na busca de voluntários “e eles mesmos sendo os próprios doadores, o que mostra o comprometimento dos profissionais que se preocupam  com a saúde da população”.

Texto: Departamento de Comunicação Social

Fotos: Acervo HBLEM