Hospital de Base reinaugura enfermaria.

Ampliando a capacidade de atendimento em 38 novos leitos, a Prefeitura de Itabuna reinaugurou, nesta segunda-feira (21), através da Fundação de Assistência à Saúde (FASI), a Enfermaria D, do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), que, agora, homenageia um dos maiores ícones da benfeitoria religiosa da cidade, o pastor evangélico Hélio Lourenço, falecido em agosto de 2014. A obra foi possibilitada a partir de recursos oriundos de uma ação civil pública do Ministério Público do Trabalho, movida no Tribunal Regional do Trabalho. Após agradecer a Juíza do Trabalho, Eloína Machado, responsável por determinar a destinação dos recursos à melhoria da Enfermaria D do HBLEM, o prefeito Fernando Gomes destacou que “inaugurar uma nova enfermaria dentro de uma instituição como o Hospital de Base, é um gesto muito simbólico, porque não existe espaço mais democrático e mais despido de desigualdades que um hospital, onde todos são atendidos, onde muitas vidas são salvas, tal qual era defendido pelo próprio pastor Hélio Lourenço, que, agora, empresta o seu nome para uma das enfermarias”.

O secretário de Saúde de Itabuna, Deivis de Oliveira Guimarães, disse que a reinauguração desta enfermaria é a primeira das muitas conquistas que estarão transformando Itabuna numa cidade-referência na área de Serviços em Saúde. “Estamos num caminho sem volta em que tudo o que diz respeito à Saúde está sendo reorganizado, reordenado. Mexer com o que já está estabelecido, às vezes, não é muito fácil porque muita gente não está acostumada a enxergar o que é Público em seu sentindo mais puro e limpo, designando aquilo que é de todos”, ratificou o secretário.

A diretora da FASI, Karla Macedo, destacou o modo especial o olhar do prefeito Fernando Gomes sobre uma das unidades de saúde mais importantes do estado da Bahia, destacando se tratar o HBLEM na unidade de saúde mais procurada em toda a região, atendendo diretamente 168 municípios, com um Pronto-Socorro que recebe diariamente mais de 300 pessoas. Estiveram também presentes na inauguração o vice-prefeito Fernando Vita, Cacilda Lourenço (viúva do Pastor Hélio Lourenço), Dr. Ilan Fonseca (procurador do Ministério Público do Trabalho), o Dr. Roberto Del Rei (diretor médico do HBLEM), vereadores, líderes comunitários, representantes do Conselho Municipal de Saúde e profissionais de imprensa.

Em setembro, a unidade hospitalar estará completando 20 anos de existência, reafirmando-se, sobretudo, o seu papel de salvar vidas e de atender a todos de maneira rápida, eficiente e valorizando aquilo que as pessoas têm de mais importante: a saúde.

Texto - ASCOM PMI

Fotos - Acervo HBLEM